quinta-feira, 22 de abril de 2010

PARCERIA ACESSA SP

A Escola Técnica de Ilha Solteira e o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) em parceria com o SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho) realiza uma qualificação onde está sendo oferecido cursos gratuitos de qualificação profissional com o objetivo de preparar/capacitar o trabalhador para as novas exigências do mercado de trabalho e exercício da cidadania.

A boa notícia é que para o cidadão ser um candidato apto a frequentar o curso é necessário que o mesmo se cadastre no site Emprega São Paulo. Fomos procuradas pela equipe responsável da ETE de Ilha Solteira e CRAS pelo oferecimento destes cursos e solicitadas para orientar os candidatos no cadastro emprega são paulo, com isto ganhamos novos usuários que, na grande maioria, ainda não conheciam o Programa Acessa SP. Automaticamente o candidato que procura o curso já é encaminhado ao posto para realizar a confirmação da sua vaga através do cadastro no Emprega São Paulo.

Salientamos que a partir do cadastro no Programa Acessa SP os usuários poderiam passar a utilizar o Posto para outros assuntos que não fossem relacionados com o cadastro no Emprega São Paulo e, na maioria das vezes, os candidatos ficaram surpresos com as possibilidades.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

IV Encontro Nacional BrOffice.org

Por meio de videoconferência, usuários e interessados dos quatro cantos do País poderão participar do evento

Nos dias 15 e 16 de abril acontece a quarta edição do Encontro Nacional BrOffice.org que, além de apresentar as funcionalidades do programa a todos os interessados, visa também integrar desenvolvedores, usuários e colaboradores do sistema.

A ação acontecerá por meio de videoconferência e quem tiver interesse já pode se inscrever no site. O encontro pretende reunir os 27 estados brasileiros, atingindo usuários, gerentes de TI, estudantes, acadêmicos, técnicos de informática, diretores de empresas, entre outros.

Na ocasião, serão exploradas as vantagens e desvantagens do produto, por meio dos próprios desenvolvedores e de palestras técnicas. Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível, que serão doados para entidades assistenciais.

O BrOffice.org é um pacote de escritório livre que, de acordo com a ONG, já atingiu a marca de 15 milhões de usuários no país. Os aplicativos podem ser baixados e utilizados gratuitamente, tanto por usuários domésticos quanto por empresas.

Para mais informações, acesse o site do IV Encontro Nacional BrOffice.org, que também traz a programação completa, o currículo dos palestrantes que marcarão presença no evento e a lista dos pontos de videoconferência. Saiba mais sobre o pacote BrOffice.org no site da ONG.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Capacitador do Acessa SP leva Prêmio Conexão Cultura




Robson Leandro da Silva levou o primeiro lugar na categoria “Minha história”, com uma trajetória que começou no Acessa SP.

Lan houses, Telecentros e Postos do Acessa SP podem ser muito mais do que simples pontos de conexão e tornarem-se uma oportunidade de desenvolvimento profissional, cultural e social. É o que comprova o Prêmio Conexão Cultura, realizado em 31 de março, no Teatro Franco Zampari na capital paulista.

Entre 725 inscritos foram selecionados 12 finalistas, nas categorias “Minha história” e “Melhores Práticas de Gestão”, ambas divididas nos setores público e privado. O formador do Acessa SP, Robson Leandro da Silva, da Escola do Futuro da USP, levou o primeiro lugar na categoria “Minha história – Público”.

A trajetória no Acessa SP começou em um período de desemprego, quando ele passou a frequentar o antigo posto do Jardim Morganti, na região de Itaquera para pesquisar postos de trabalho via Internet. O que era pra ser apenas um meio para a procura de vagas, pela conexão gratuita, se tornou uma forma de compartilhar com os demais usuários sua paixão por História.


Na Rede de Projetos do Acessa SP ele desenvolveu o “Meu lugar: São Paulo”, um programa de aulas que aliava o uso da Internet à teoria sobre monumentos históricos da cidade, incluindo visitas a alguns dos locais estudados.

A ação rendeu o que Robson buscava inicialmente: um emprego. Atualmente, ele é capacitador do programa paulista no qual orienta, incentiva e dá suporte aos monitores dos postos na criação de novos projetos. Para ele, o prêmio representa a importância do papel dos monitores, no sentido de levantar as necessidades locais e buscar melhores alternativas:

“Espero que o prêmio possa contribuir para inspirar o monitor a olhar ainda mais para o usuário, que muitas vezes precisa só de um empurrãozinho para mudar de vida. Estou muito feliz e acho que este é um recado para os monitores, pois todos eles têm parte neste prêmio. Se não fosse a monitora Ana Siqueira, do antigo posto Jardim Morganti, eu não estaria aqui hoje”, enfatiza.

Os vencedores de cada categoria foram premiados com laptops e, os segundos e terceiros lugares receberam câmeras digitais e celulares, respectivamente.



quinta-feira, 1 de abril de 2010

Premiação do Projeto de Ilha Solteira

A expectativa entre os projetistas da Rede de Projetos era grande, mas finalmente chegou a hora de saber quem leva o Prêmio Acessa SP, disputado por 12 finalistas. A entrega aconteceu nesta segunda-feira, 29/03, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo capital, em uma cerimônia que reuniu projetistas e seus convidados, autoridades e equipes envolvidas com o Prêmio.

A premiação foi dividida nas categorias “Projetos ativos” e “Projetos concluídos”, sendo que os seis primeiros colocados ganharam notebooks e câmeras digitais. O projeto mais pontuado também levou para o posto uma boa notícia: a substituição das máquinas por computadores novinhos em folha.

Na categoria “Projetos concluídos”, foi premiada Eliana Luiza Dias, de Ilha Solteira, pelo projeto “Culinária X Informática” classificada em segundo lugar, nesta categoria, dentre todo o Estado de São Paulo.

O secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, enfatizou que a Rede de Projetos tem o papel de permitir a criação e multiplicação de ideias de acordo com as demandas locais, o que a torna um instrumento de mudança social: “A verdadeira revolução que nós queremos que aconteça deve se dar a partir da difusão do conhecimento e da participação das pessoas”, pontuou.

O Prêmio Acessa SP é uma ação da Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo, da Prodesp e da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo. Conheça todos os finalistas do Prêmio AcessaSP: