sexta-feira, 9 de abril de 2010

Capacitador do Acessa SP leva Prêmio Conexão Cultura




Robson Leandro da Silva levou o primeiro lugar na categoria “Minha história”, com uma trajetória que começou no Acessa SP.

Lan houses, Telecentros e Postos do Acessa SP podem ser muito mais do que simples pontos de conexão e tornarem-se uma oportunidade de desenvolvimento profissional, cultural e social. É o que comprova o Prêmio Conexão Cultura, realizado em 31 de março, no Teatro Franco Zampari na capital paulista.

Entre 725 inscritos foram selecionados 12 finalistas, nas categorias “Minha história” e “Melhores Práticas de Gestão”, ambas divididas nos setores público e privado. O formador do Acessa SP, Robson Leandro da Silva, da Escola do Futuro da USP, levou o primeiro lugar na categoria “Minha história – Público”.

A trajetória no Acessa SP começou em um período de desemprego, quando ele passou a frequentar o antigo posto do Jardim Morganti, na região de Itaquera para pesquisar postos de trabalho via Internet. O que era pra ser apenas um meio para a procura de vagas, pela conexão gratuita, se tornou uma forma de compartilhar com os demais usuários sua paixão por História.


Na Rede de Projetos do Acessa SP ele desenvolveu o “Meu lugar: São Paulo”, um programa de aulas que aliava o uso da Internet à teoria sobre monumentos históricos da cidade, incluindo visitas a alguns dos locais estudados.

A ação rendeu o que Robson buscava inicialmente: um emprego. Atualmente, ele é capacitador do programa paulista no qual orienta, incentiva e dá suporte aos monitores dos postos na criação de novos projetos. Para ele, o prêmio representa a importância do papel dos monitores, no sentido de levantar as necessidades locais e buscar melhores alternativas:

“Espero que o prêmio possa contribuir para inspirar o monitor a olhar ainda mais para o usuário, que muitas vezes precisa só de um empurrãozinho para mudar de vida. Estou muito feliz e acho que este é um recado para os monitores, pois todos eles têm parte neste prêmio. Se não fosse a monitora Ana Siqueira, do antigo posto Jardim Morganti, eu não estaria aqui hoje”, enfatiza.

Os vencedores de cada categoria foram premiados com laptops e, os segundos e terceiros lugares receberam câmeras digitais e celulares, respectivamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário