Muitas vezes em nosso
cotidiano usamos o termo burocracia para expressar algo negativo como
a dificuldade ao abrir uma empresa ou obter alguma documentação,
esta palavra, porém, é uma aliada para regular as atividades de uma
empresa ou órgão possibilitando a resolução de possíveis
conflitos.
Quando dizemos que para
se obter algo existe muita burocracia pelo caminho, estamos nos
referindo às disfunções da burocracia, pois algumas vezes nas
organizações existem excesso de regras que podem nos confundir e
dificultar o andamento de alguma atividade.
Regras e normas
(formalidade), extinção de privilégios (impessoalidade) e o
profissionalismo são mesmo características da burocracia. Mas pare
por um minuto e imagine se não houvesse um regulamento para utilizar
os serviços do Acessa SP, como não seria complicada a vida dos
monitores, por exemplo?
Vale lembrar que as
regras e normas existentes foram racionalmente pensadas para um
propósito específico, por isso, devemos nos acalmar e também
sermos racionais diante de uma situação em que as exigências para
se obter algo pareçam absurdas.
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