De acordo com o professor João Mattar:
Um MOOC é:
[...] um curso online (que utiliza diversas
plataformas web 2.0 e redes sociais), aberto (gratuito e sem
pré-requisitos para participação, mas também sem emissão de certificado
de participação) e massivo (oferecido para um grande número de alunos e
com grande quantidade de material).
A essência dos MOOCs é o espírito da colaboração: além de
utilizar conteúdo já disponível gratuitamente na web, boa parte é
produzida, remixada e compartilhada por seus participantes durante o
próprio curso, em posts em blogs ou fóruns de discussão, recursos
visuais, áudios e vídeos, dentre outros formatos. [...] a ideia é que o
próprio programa emirja das interações entre seus participantes. Por
isso, os MOOCs têm contribuído para redefinir a própria noção de curso e
a relação entre alunos e professores: a responsabilidade pelo ensino
fica distribuída por toda a classe, não apenas nas mãos do professor.
ATIVIDADES DO MOOC EaD
1) Construção
colaborativa da história da EaD
2) Discussão sobre os diferentes modelos de Educação
a Distância
3) Uso
de diversas ferramentas, como Facebook, Google Docs, Blog, Moodle,
Twitter, YouTube e Diigo.
4) Elaboração de um texto conjunto que tratará sobre as visões
de futuro da EaD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário