sexta-feira, 22 de junho de 2012

Amigo Empresário

Amigo Empresário, 
Para você realizar um marketing de sua empresa , acompanhando as novas tecnologias, veja o que é o Código QR Code.
 Uma boa pedida para demonstrar que sua empresa está antenada em novas tecnologias para melhor servir seus clientes!!!



Cada vez mais presente em ações de marketing, os QR Codes ainda se parecem mais com um enigma do que com um meio de transmitir rapidamente informações a dispositivos móveis. Mas o que é, afinal, um QR Code?
É um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.
Esse tipo de codificação permite que possam ser armazenada uma quantidade significativa de caracteres:

Numéricos: 7.089
Alfa-numérico: 4.296
Binário (8 bits): 2.953
Kanji/Kana (alfabeto japonês): 1.817

Inicialmente criado pela empresa japonesa Denso-Wave em 1994 para identificar peças na indústria automobilística, desde 2003 é usado para adicionar dados a telefones celulares através da câmera fotográfica. Os “QR Codes” estão sendo usados em muitas revistas, campanhas publicitárias e até em games, como o Homefront  para divulgação de mensagens e dicas do jogo.
No Brasil, o Metrô de São Paulo adotou o uso do QR Code para disponibilizar aos seu usuários o acesso mais rápido ao conteúdo do site do Metrô na sua versão mobile.

Embora pareça ter sido “desvirtuado” de sua concepção inicial, o QR Code também pode ser usado como uma maneira eficiente de adicionar dados num formato de cartão de visita em aparelhos celulares. Para criar o seu próprio QR Code, existem programas que podem ser instalados no PC ou podem ser gerados por serviços gratuitos disponibilizados em sites. Acessando o site, é possível criar um QR Code personalizado.

Selecione o tipo de mensagem que será codificada.

No exemplo, a opção foi feita pela mensagem de texto. Nessa opção serão codificadas mensagens de até 250 caracteres. Após digitar o texto da mensagem, clique no botão “Generate”. A imagem contendo o QR Code pode ser baixada ou ter o seu link disponibilizado para ser publicado em sites e blogs.

Para que o código possa ser escaneado, é preciso contar com um aparelho celular que possua câmera digital e um software de leitura para QR Code. Neste site está disponível uma lista aplicativos que podem ser baixados e instalados em diferentes modelos de aparelhos celulares.
Para usuários de iPhone, pode ser baixado gratuitamente na App Store o aplicativo Qrafter. Usuários do Android podem buscar o aplicativo QR Droid na Android Market. Já os usuários de Blackberry podem instalar o Blackberry QR-Code Reader.
O procedimento de leitura de um QR Code é simples. Execute o aplicativo instalado no seu celular, posicione a câmera digital de maneira que o código seja escaneado. Em instantes, o programa irá exibir o conteúdo decodificado ou irá redirecioná-lo para o site do link que estava no código.
Vale salientar que, em situações que necessitem visualizar o conteúdo em algum site, o aparelho celular deverá contar também com funcionalidade de navegação e com um plano de dados. 
Aproveite a dica !!!

Fonte: Globo.com

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Encontro Regional


Nos dias 14 e 15 de junho aconteceu na cidade de Fernandópolis um dos Encontros Regionais 2012 com cerca de 30 municípios da região.
Estes Encontros tem por objetivo proporcionar maior interatividade e relacionamento entre os monitores e projetistas da região, o que fortalece o programa e também a identidade das regiões onde são realizados.
A convite dos organizadores o Centro de Inclusão Digital de Ilha Solteira participou desta iniciativa expondo o trabalho realizado em nosso município e também a experiência em ser vencedor do Prêmio Mário Covas deste ano, com o intuito de estimular todos os monitores da região.

terça-feira, 5 de junho de 2012

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

Você sabe o que é a Lei de Acesso à Informação?
Conheça os seus direitos!
Entrou em vigor no último, dia 16 de maio, a Lei de Acesso à Informação, que regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas, sendo aplicado aos três Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, assim como fundações, programas e projetos. Permitindo a consulta de documentos referentes a gestão pública que afetam a vida de todos de maneira direta ou indiretamente, e saber exatamente em que são destinados todos os tributos pagos.

Com isso o Brasil se junta agora ao grupo de 91 países que aderiram a transparência de seus dados e os tornaram bens públicos.


Para acessar as informações é necessário que o documento requerido tenha sido publicado a 180 (cento e oitenta) dias. Veja o processo de requerimento abaixo: 

Fonte: Estadão

A ativação dessa lei representa mais um importante passo para a consolidação do regime democrático brasileiro. Uma forma de fiscalização e acompanhamento, que pode mudar o comportamento político dos cidadãos e dos representantes públicos.